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MATRIZ E METODOLOGIA

Universalização dentre órgãos,
sincronização dos processos e
padronização da metodologia.

A Matriz trouxe garantias de imparcialidade, prezando pela objetividade e recompensando as boas práticas em transparência

Entenda como funciona a matriz de avaliação da transparência utilizada nas avaliações dos portais

Saiba como os critérios são definidos e revisados anualmente e como eles influenciam a nota e o selo de transparência.

A avaliação da transparência pública no Brasil é realizada por meio de uma matriz de fiscalização que estabelece parâmetros técnicos padronizados. Essa matriz é atualizada anualmente e integra uma das etapas oficiais do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), coordenado pela Atricon em parceria com os Tribunais de Contas do país.

Até o ano de 2015, diversas instituições de controle avaliavam o cumprimento da legislação de transparência em portais públicos. No entanto, cada uma realizava suas análises de maneira própria, sem padronização de critérios, processos e interpretação jurídica. Essa falta de uniformidade impedia a consolidação de resultados comparáveis e a medição efetiva do nível de transparência no cenário nacional.

Esse cenário começou a mudar com a Ação nº 04/2015 da ENCCLA (Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro), que reuniu órgãos como: CGU, Polícia Federal, Mps Federais e Estaduais, Tribunais de Contas, Atricon, entre outras instituições de integridade e controle.

Por meio dessa ação conjunta, foram estabelecidas bases para criação de uma matriz unificada, permitindo avaliações mais consistentes e comparáveis.

A Atricon formalizou sua adesão à Ação em 2016, com a Resolução nº 005/2016, considerada a primeira matriz avaliativa padronizada.

Desde então, o modelo passou por evoluções relevantes, refletindo avanços legais, boas práticas de transparência ativa e aprimoramentos na forma de disponibilizar informações ao cidadão.

Histórico
Resolução 05/2016
Resolução 09/2018
Resolução 01/2022
Resolução 01/2023

As avaliações utilizadas no Radar Nacional da Transparência passaram a seguir a matriz definida em 2022, dentro do novo modelo de integração nacional, consolidado no escopo do PNTP.

Atualmente, a matriz segue as diretrizes da Resolução nº 01/2023, que estabelece:

  • O conjunto de critérios avaliados;
  • As dimensões temáticas;
  • Os pesos atribuídos a cada critério;
  • A forma de pontuação;
  • Os critérios que determinam o selo de qualidade.

A cada ciclo avaliativo do PNTP, essa matriz é revisada e aperfeiçoada, garantindo alinhamento às novas legislações, exigências de acessibilidade, boas práticas de dados abertos e avanços tecnológicos dos portais públicos.

O atendimento aos critérios gera pontuação, que consolida uma nota final e uma classificação por conceitos e selos — como Diamante, Ouro e Prata. Essa combinação permite que cada órgão público acompanhe sua evolução ao longo dos ciclos, fortaleça a governança e aperfeiçoe sua transparência com base em parâmetros oficiais, comparáveis e auditáveis.

Por exemplo: o atendimento a 100% dos critérios essenciais e alcance de nível geral de transparência entre 95% e 100%, é classificado como nível “diamante”.  A classificação mais baixa é “inexistente” quando não for obtido nenhum percentual de atendimento. Confira a tabela abaixo.

 

Nível Atendimento
Diamante 100% dos critérios essenciais e nível de transparência entre 95% e 100%.
Ouro 100% dos critérios essenciais e nível de transparência entre 85% e 94%.
Prata 100% dos critérios essenciais e nível de transparência entre 75% e 84%.
Elevado Nível de transparência entre 75% e 100% e atendimento incompleto dos critérios essenciais.
Intermediário Nível de transparência entre 50% e 74%.
Básico Nível de transparência entre 30% e 50%.
Inicial Nível de transparência abaixo de 30%.
Inexistente Nível de transparência de 0%.

 

Os critérios são agrupados por assuntos, chamados de dimensões. Cada dimensão possui um valor. Esse valor corresponde a um percentual do total que compõe a matriz.

Dimensão

Valor (Peso)

Quantidade de Critérios

Informações Prioritárias

2

4

Informações Institucionais

2

9

Receita

4

Comum: 1

Executivo: 2

Despesa

4

Comuns: 3

Estatais: 3

Convênios e Transferências

1

Comuns: 4

Recursos humano

3

Comuns: 6

Diárias

1

Comuns: 2

Licitações

3

Comuns: 7

Estatais: 1

Contratos

3

Comuns: 4

Obras

2

Comuns: 4

Planejamento e Prestação de Contas

4

Comuns: 5

Executivo: 5

Estatais: 8

Consórcios: 2

SIC

2

9

Acessibilidade

1

5

Ouvidoria

1

3

LGPD e Governo Digital

1

6

Renúncia de Receita

1

Executivo: 4

Emendas Parlamentares

1

Executivo: 2

Saúde

1

Executivo: 5

Educação

1

Executivo: 2

Atividades Finalísticas

3

Legislativo: 11

Consórcios: 7

Estatais: 29

 

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A matriz para avaliação é dividida em matriz comum (para todas as instituições), e matrizes específicas para os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e os órgãos Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria.

 

Matriz

Total geral de critérios

Essenciais

Obrigatórios

Recomendados

Matriz Comum

71

6

53

12

Matriz  Executivo

19

4

6

9

Matriz Executivo e Consórcios Públicos

1

1

0

0

Matriz Poder Legislativo

11

0

7

4

Matriz Poder Judiciário

6

0

3

3

Matriz Tribunal de Contas

12

0

4

8

Matriz Ministério Público

4

0

3

1

Matriz Defensoria

3

0

0

3

Matriz Consórcios Públicos

8

0

1

7

Matriz Estatais

41

0

27

14

Total

176

11

104

61

A avaliação de uma instituição é realizada considerando os critérios da matriz comum, e acrescentando os itens da matriz específica a que ela se aplique. Os itens são avaliados com incidência de apenas duas hipóteses: atendido e não atendido (avaliação binária), isso remove a possibilidade de subjetividade na análise do avaliador, fazendo com que a avaliação seja mais objetiva e imparcial. Onde o atendimento concede o valor do peso do item.

CIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD DO MODELO DA MATRIZ

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(62) 9 8189-1989
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Radar da Transparência

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 2025. radardatransparencia.com.br.

Este site não possui vínculo oficial com o Radar da Transparência da Atricon. Os resultados exibidos são reproduções dos dados disponibilizados oficialmente pelo Radar, enquanto os demais conteúdos foram elaborados por terceiros, exclusivamente para orientar e apoiar a melhoria do desempenho das instituições na avaliação de transparência.